Service Bank é referência no processamento multi-documentos por imagem

Processando cerca de 1 milhão de documentos diariamente a Service Bank, desde 1995 é uma empresa de prestação de serviços bancários de back-office no Brasil, atendendo principalmente bancos e instituições financeiras. Com um parque de produção significativo em volume de informações a empresa, que já utilizava a tecnologia Sincronica, lançou mão do apoio da Sincronica, que possui uma gama de produtos voltados à solução no mercado de Tecnologia da Informação para processamento de documentos por imagem.

Atenta à dinâmica do mercado de processamento de documentos bancários, a Service Bank identificou uma oportunidade para ampliar a capacidade de processamento de documentos por imagem utilizando a infra-estrutura já existente e buscou uma solução de software capaz de fornecer suporte a esta demanda de processamento.

A escolha foi o Sincronica® MultiDocs+ que é um software com capacidade de processar um grande volume de documentos por imagem, utilizando tecnologia de ponta em Inteligência Artificial, com precisão, alta disponibilidade e grande flexibilidade na escolha de servidores. No caso aplicado, a Service Bank, baseada em uma rede de 100 Mbps, utilizou Servidores HP 64 bits espelhados com SO Red Hat Enterprise Linux ES e banco de dados MySQL, 07 scanners, sendo 03 scanners Kodak i640 e 04 scanners Kodak i660, 34 estações de trabalho com SO Windows XP, sendo: 07 estações Pentium IV HT para digitalização de documentos, 07 estações para ajustes e supervisão e 20 estações para complementação de dados.

O MultiDocs+ suporta o processamento de diversos tipos de documentos contábeis finalizados e retidos nos caixas de agências de bancos. O objetivo é o cruzamento (pela autenticação, código de barras, CMC7, etc.) das imagens digitalizadas dos documentos com o arquivo lógico fornecido pelo Banco. Este processo executa reconhecimento a partir da imagem do documento do CMC7, do Código de Barras, de informações de documentos convencionais (tributos, impostos, etc.) e do código de autenticação dos tickets.

As imagens capturadas com o MultiDocs+ são exportadas em mídias de grande capacidade ao Banco juntamente com um índice eletrônico de forma que as imagens, a partir de dados dos documentos ou da autenticação, possam ser localizadas. Isto elimina o manuseio e arquivamento do papel para fins de pesquisa e garante um controle na remessa de documentos pela agência, pois o sistema, aponta através de relatórios, os documentos não recepcionados.

O processamento de multi-documentos contábeis executado pela Service Bank, utilizando o software MultiDocs+, agrega novos produtos ao seu portifólio de serviços e amplia o volume de documentos com processamento por imagem iniciado em Janeiro / 2006 com cheques e suportado pelo nosso produto ezCheck+ (Para uma descrição mais detalhada deste caso, leia nosso caso de sucesso “Service Bank aumenta produção de cheques com utilização de imagens”.) otimizando o aproveitamento de suas instalações e obtendo maior sinergia entre os dois sistemas.

Desde a sua implantação em Março/ 2006 foram processados cerca de 20.000.000 de documentos por imagem. A Sincronica respondeu efetivamente a todos os requisitos o que possibilitou a Service Bank, na filial de São Paulo alcançar, em Novembro / 2006, 100% do volume de processamento multi-documentos executado com o MultiDocs+.

Diariamente são capturados: Cheques; Fichas de depósito; Autorizações de débito em conta corrente; Fichas de compensação (boleto bancário); Arrecadações de concessionárias de serviços públicos (água / luz / telefone / etc.); DARM (arrecadação municipal); GARE (arrecadação estadual); DARF (arrecadação federal); MILT (Multa por Infração de Transito); IPVA; DPVAT; GPS (Previdência Social); GRCS (Contribuição Sindical); GRFC (Recolhimento de FGTS e Contribuição Social); TICKET (gerado pelo caixa de agência bancária); e Outros Papéis.

Atualmente a produção diária da Service Bank, na filial de São Paulo, é de aproximadamente 200 mil documentos, chegando em dias de pico ao volume de 360 mil documentos.

Comprovadamente o MultiDocs+, em condições adequadas de processamento, produz índices de aproximadamente 98% para o reconhecimento do CMC7 e Código de Barras, entre outras informações passíveis de extração por aplicação de tecnologia de reconhecimento de caracteres (OCR). Baseada nestas informações e no compromisso de adquirir um scanner flexível quanto ao tamanho do documento e com alta performance e disponibilidade, a Service Bank tomou a decisão de utilizar scanners profissionais de alto volume do tipo Kodak i640 /i660. Esta classe de scanners se mostra muito adequada à diversidade dos tipos e dimensões associada à performance, dos documentos processados com o MultiDocs+.

Para mais informações sobre a Service Bank visite o seu site na Internet no endereço www.servicebank.com.br