Compensação por Imagem no banco SICREDI

Em 2010 a Sincronica apresentou ao banco SICREDI uma proposta de solução para compensação de cheques por imagem, utilizando o produto Sincronica ezCheck-Canoa, que viabilizaria a digitalização dos cheques na “boca do caixa” em mais de 1000 postos de atendimento (agências) sem a necessidade de modificação no aplicativo de caixa do banco.

O módulo Canoa é um componente de software não intrusivo que, ao ser instalado em um terminal de caixa, viabiliza a substituição de um leitor de cheques e código de barras, com comunicação por via serial ou teclado, por um escâner para cheques, sem que o “sistema de caixa” venha a ser modificado. Desta forma. Quando o operador do caixa insere um documento (com CMC7 ou código de barras) no escâner: o módulo Canoa obtêm o número do documento e o transfere para o “sistema de caixa”, simultaneamente verifica os padrões de qualidade da imagem (IQA) definidos pela FEBRABAN, criptografa a imagem, garantindo segurança ao processo de compensação, e a transfere para um banco de dados central.

Na centralizadora, o sistema ezCheck+, utilizando-se de processos autômatos, que executam paralelamente: importação das imagens e metadados capturados nas agências, aplicação da assinatura digital em cada imagem,  exportação das imagens para sistema ECM do próprio cliente e a transmissão das imagens para processamento em representações ou geração do arquivo CEL604, com base em arquivo lógico disponibilizado pelo cliente.

O SICREDI aceitou a proposta de solução Sincronica, e durante os seis meses em que executou a homologação, a Sincronica integrou ao sistema ezCheck-Canoa escâneres dos fabricantes: CIS/CTS, Digital Check, Epson, Panini e Seac Banche. Além disso, complementou a solução com diversas adequações visando cumprir requisitos funcionais e de processos de negócios do SICREDI.

Optando pelo escâner CIS/CTS LS40, o SICREDI iniciou a implantação da solução em todos os seus postos de atendimento, instalando o módulo Canoa em mais de 3.000 pontos de captura e o ezCheck+ em sua centralizadora. O volume de transações aumentou gradualmente, atingindo 100% do volume diário de cheques, atingindo mais de 300.000 cheques digitalizados e processados em um único dia.

Em 20/05/2011, data do início da compensação de cheques por imagem no Brasil, o SICREDI estava pronto e se tornou mais um caso de sucesso.

O SICREDI é formado por 120 cooperativas de crédito e mais de 1.000 pontos de atendimento distribuídos em 10 Estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Goiás) em 881 municípios e conta com mais de 1,7 milhão de associados em todo o Brasil que investem diariamente no Sicredi e no cooperativismo de crédito como alternativa para o fortalecimento econômico das suas atividades e das suas comunidades. (Fonte: Sicredi, 2011)

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