Sincronica cria solução para digitalização de documentos na “boca do caixa”

De olho na compensação de cheques por imagem e buscando dispor de uma solução que viabilizasse a captura dos cheques “na boca do caixa” das instituições financeiras a Sincronica desenvolveu um produto único.

O Canoa, como o produto foi batizado, que integra a solução Sincronica® ezCheck+, é uma solução simples, prática e econômica, considerando os esforços necessários na adaptação de um sistema de caixa de uma instituição financeira para interagir com escâneres.

O Canoa foi idealizado com a missão de possibilitar a instituições financeiras, que se utilizam de leitores de CMC7 ou código de barras, com interface teclado ou serial, em suas aplicações de caixa, substituir o referido leitor por um escâner sem a necessidade de modificar absolutamente nada em sua aplicação de caixa.

O diagrama da solução pode ser visualizado na figura 1.

 

Figura 1: O diagrama simplificado mostra o fluxo dos metadados, para o sistema de caixa, e da imagem para o repositório central onde, utilizando-se o sistema ezCheck+,  ocorre a fusão com os dados processados pelo sistema de caixa e, posteriormente, a gravação do arquivo para compensação eletrônica por imagem.

A arquitetura da solução pode ser visualizada na figura 2.

Figura 2: O desenho ilustra o fluxo de metadados e imagens dentro da arquitetura da instituição.

Além da sua funcionalidade básica o Canoa executa a validação do CMC7 e código de barras e a verificação dos requisitos de qualidade (IQA), padronizados pela FEBRABAN, para o processo de compensação de cheques por imagem. Desta forma, os cheques ou imagens que não se enquadram nos requisitos de qualidade são detectados na sua entrada e não tardiamente em sistemas de back-office.

Outra característica relevante do Canoa é sua capacidade de operação em modo off-line, ou seja, quando a comunicação do ponto de captura da instituição com o banco de dados central foi interrompido. Nesta situação, as imagens são retidas no ponto de captura e sincronizadas com o banco de dados central quando a comunicação se restabelece.

Para garantir a integridade da imagem, do ponto de captura até a centralizadora, o Canoa executa a criptografia (AES) da imagem, possibilitando a aplicação de certificação digital na centralizadora, onde a imagem é extraída e processada pelo sistema ezCheck+.

Os seguintes modelos de escâneres estão homologados e integrados ao Canoa:

» CTS LS40
» CTS LS100
» CTS LS150
» Digital Check CX30
» Epson TM-S1000
» Panini i:Deal
» Panini VisionX
» Seac Banche SB1500
» Seac Banche Orion