Scanner de cheques pode ser substituído com uso de inteligência artificial

Os scanners de cheques, comumente conhecidos por check-scanners, são equipamentos sofisticados desenvolvidos para a captura de imagens de cheques (frente e verso) e com a capacidade de decodificação do CMC7 através de um dispositivo magnético integrado ao scanner.

O CMC7 é um código magnético alfa-numérico disposto no rodapé do cheque, que descreve certas informações sobre o documento formando um identificador único e que é usado normalmente como índice em base de dados de sistemas de informação.

Alguns scanners desta modalidade oferecem dispositivos opcionais, por exemplo: Leitor óptico de código de barras, impressora jato de tinta e carimbo. Modelos mais sofisticados são integrados a uma classificadora de cheques.

Os scanners de imagem genéricos, normalmente não possuem um leitor de CMC7 o que praticamente inviabiliza a sua aplicação ao processamento de cheques onde se necessita da obtenção desta informação para geração de informações para armazenamento em base de dados ou para o fluxo de trabalho de algumas atividades ligadas ao cheque.

Uma solução para o uso dos scanners de imagem genéricos, no caso da necessidade de processamento de cheques, é o uso da inteligência artificial para o reconhecimento dos campos do CMC7 diretamente da imagem, gerando desta forma índices equivalentes e confiáveis tanto quanto os obtidos com os check-scanners. O software ezCheck+ desenvolvido pela Sincronica é um exemplo disso.

O ezCheck+ é um software com capacidade de processar um grande volume de documentos por imagem, utilizando tecnologia de ponta em inteligência artificial (IA), com precisão, alta disponibilidade e grande flexibilidade na escolha de servidores. Ele aplica filtros especiais na imagem e algoritmos sofisticados de reconhecimento de caracteres de tal forma a que se obtenha um elevado índice de reconhecimento do CMC7 e outras informações.

As tecnologias que aplicam IA para reconhecimento de caracteres são neste contexto, subsistemas baseados em redes neurais artificiais (RNAs). As RNAs possuem bases de conhecimento adquiridas por aprendizagem de padrões, que são transformados em referências fragmentadas na forma de pesos e camadas que quando combinados com os valores transformados, obtidos de um padrão sob inspeção na entrada, resulta na indicação de um elemento no domínio de reconhecimento do subsistema. O ezCheck+ usa subsistemas de IA avançados para complementar as tarefas de reconhecimento como as tecnologias Intelligent Word Recognition (IWR) e Intelligent Character Recognition (ICR) da A2IA. Para maiores informações visite o seu site na Internet no endereço www.a2ia.com.

Comprovadamente o ezCheck+, em condições adequadas de processamento, produz índices de aproximadamente 98% para o reconhecimento do CMC7 e índices superiores a 80% para reconhecimento do CPF do emitente do cheque, entre outras informações passíveis de extração por aplicação de tecnologia de reconhecimento de caracteres (OCR).

Recentemente a empresa Service Bank, no mercado desde 1995 atuando na área de prestação de serviços bancários de back-office no Brasil, tomou a decisão de utilizar scanners profissionais de alto volume do tipo Kodak i640 em detrimento aos check-scanners que limitariam a produção de documentos com tamanhos diversificados (envelopes, borderôs, etc.), considerando que check-scanners limitam o tamanho do documento a ser digitalizado, normalmente em 10,5 cm de altura. Esta decisão foi apoiada na capacidade dos sistemas Sincronica® que possibilitaram a Service Bank executar, a partir do inicio do mês de Março / 2006, 100% do seu processamento de cheques exclusivamente com o sistema ezCheck+ e scanners profissionais Kodak i640. Para uma descrição mais detalhada deste caso leia nosso caso de sucesso “Service Bank aumenta produção de cheques com utilização de imagens”.

Conclusão: Em casos de aplicações que requeiram o processamento de cheques com imagens e necessitem da característica da leitura do CMC7, cujo dispositivo esta presente apenas nos check-scanners, o uso dos scanners de imagem genéricos, que não possuem esta capacidade, pode ser viabilizado quando aplicados com subsistemas de inteligência artificial. A Sincronica oferece soluções com capacidade de processar um grande volume de documentos por imagem com diversos tipos de scanners, utilizando dentre outras esta tecnologia.