RPA

Robotic Process Automation

Uma solução RPA utiliza “robôs de software” para automatizar tarefas repetitivas, quase sempre realizadas por humanos, se posicionando como um importante recurso na busca da eficiência operacional com a automação de processos de negócio. Os robôs (ou bots) podem interagir com os sistemas de TI, utilizando as interfaces gráficas de usuário ou até mesmo APIs, sem a necessidade de adaptações nos sistemas legados.

Através de uma interface simples e intuitiva, nossa solução RPA disponibiliza uma plataforma completa e robusta para a automação inteligente de tarefas em diversos sistemas e interfaces, melhorando a eficiência e otimizando os processos de negócio.


A solução disponibiliza um módulo Studio com interface gráfica e amigável para desenvolvimento low-code, com recursos de arrastar-e-soltar (drag-and-drop), onde é possível criar robôs com variados níveis de complexidade e totalmente personalizados, fazendo uso de recursos avançados com a edição de código e depuração. Além disso, os conectores nativos da solução possibilitam a integração com sistemas legados (ERP, CRM, e-mail etc.), bancos de dados, planilhas e arquivos, sendo ainda possível a integração com diversas fontes de dados externas através de APIs.


O módulo de gerenciamento possibilita o monitoramento, análise de desempenho dos processos, controle e atualização de robôs em tempo real, permitindo a configuração de agendamentos ou gatilhos, para execução de tarefas em momentos específicos ou com base em eventos.
O módulo de governança garante a segurança, confiabilidade e a conformidade da automação em toda empresa, com recursos de controle de acesso, auditoria e rastreabilidade, tratamento de exceções e gerenciamento de mudança.


O módulo de analytics disponibiliza a visão de desempenho da automação e dos processos de negócios, com painéis (dashboard) personalizáveis, relatórios detalhados de desempenho, análise preditiva com identificação de gargalos e comparativos de desempenho da automação (benchmarking) com as melhores práticas.


A visualização de painéis de monitoramento, o gerenciamento dos robôs, o recebimento de alertas e aprovações de solicitações também pode ser realizado através da extensão para dispositivos móveis.
Conheça os principais benefícios no uso desta tecnologia:

  • Melhoria da eficiência e produtividade, com a possibilidade de implantação de operação ininterrupta (24×7), automatizando tarefas repetitivas e manuais realizadas por humanos.
  • Redução de custos, com a otimização de processos, eliminação de redundâncias e diminuição de falhas humanas.
  • Maior agilidade e flexibilidade na criação e modificação de automações, facilitando as mudanças e adaptação de negócios.
  • Melhoria na comunicação e colaboração entre departamentos e equipes, com o uso de uma ferramenta integrada e eficiente.
  • Maior conformidade e padronização, garantindo que todas as etapas de um processo serão executadas de acordo com as regras estabelecidas, reduzindo o risco de erros e falhas.
  • Aprimoramento na experiência do cliente, com a melhoria de processos e criação de fluxos de trabalho mais rápidos, otimizados e personalizados.