SafeCheck

Custódia Eletrônica de Cheques

O Sincronica® SafeCheck é um software gerenciador de cheques sob custódia que oferece meios de acesso remoto via Internet e possui integrado um módulo de controle de classificadoras de cheques para execução das rotinas de classificação por data boa e compensação remetida de cheques.

Disponibiliza ferramentas para execução de instruções a serem aplicadas sobre os cheques sob custódia, tais como Alteração de “data boa” e exclusão de cheques. As solicitações de instruções podem ser realizadas remotamente via Internet através do módulo de acesso Safecheck.net. As instruções para movimentação de cheques sob custódia também podem ser solicitadas através de arquivos em formato específico.

Além dos dados dos cheques, o sistema pode receber as imagens dos cheques sob custódia. Estas imagens podem ser acessadas rapidamente pelo sistema de forma a minimizar o manuseio dos documentos físicos. O acesso remoto via Internet pode exibir a imagem do cheque consultado.

O sistema oferece diversas ferramentas locais para consultas e pesquisas de forma a facilitar a organização das informações. Pela Internet podem ser obtidos gráficos demonstrativos e gráficos de projeção da carteira de custódia.

O módulo de compensação de cheques fornece todos os relatórios exigidos pelo executante e necessários ao fechamento e acompanhamento da produção e dá suporte total para processamento de cheques VLB, CR e Roubo de Malote.

O arquivo de exportação no layout CEL605 obedece a todas as determinações do Executante.

Desenho da Solução:

Módulos do Sistema:

Classificação por “Data Boa”

Os cheques destinados à custódia são classificados, em múltiplas etapas, por “data boa”.
São emitidos relatórios de batimento e fechamento de remessas, além de protocolos de encaminhamento interno.
Opcionalmente podem ser gerados arquivos texto no formato CEL605 contendo os cheques processados.

Custódia

Os cheques são mantidos em bases de dados padrão SQL pelo tempo desejado organizados por Agência / cliente / filial / borderô / “data boa”.
Uma base de concentração de CPF / CNPJ é mantida de forma a facilitar a análise de risco.
As instruções a serem executadas sobre os cheques sob custódia são facilmente executadas e relatórios auxiliam na localização e na movimentação física dos cheques.
Arquivos para simples “batimento” podem ser gerados a qualquer tempo. Outros arquivos de conformidade em padrões específicos ou genéricos podem ser gravados da mesma forma.
As imagens dos cheques sob custódia (quando existirem) podem ser acessadas pelo sistema de gestão.

Acesso Remoto via Internet

Acessado por meio de conexão segura (SSL), teclado virtual e outros métodos de segurança constantemente evolutivos, o acesso remoto via Internet (ou outro meio) possibilita uma visão sobre os cheques sob custódia, mas nenhuma alteração de seu conteúdo, ou seja, somente agendamentos de instruções podem ser executadas.
Por outro lado o sistema de acesso remoto oferece diversos relatórios em tela, ferramentas de pesquisa, as imagens dos documentos sob custódia (quando existirem) e diversos demonstrativos gráficos que auxiliam na tomada de decisões gerenciais e facilitam o acompanhamento global de uma carteira de custódia e seu comportamento.

Lista Negra

A partir de informações sobre cheques digitadas pelo usuário, o sistema pode “pinçar” tais documentos de uma determinada massa de cheques facilitando a localização de cheques isolados em grandes volumes.

Compensação Remetida (Nossa Remessa)

Os cheques destinados à compensação são classificados por piso de compensação (MVR, VRLB) e, posteriormente, por banco destinatário.
São emitidos relatórios de batimento e fechamento de remessas, além de capas de lote no padrão definido pelo Executante.
Após a classificação dos cheques um arquivo no layout CEL605 pode ser gerado para transmissão ao Executante.
Arquivos de cheques roubados são processados em remessas virtuais, com emissão de cartas de sustação de cheques e geração de lotes com tipificação específica para roubo de malote, com total transparência para o operador.

Arquitetura da Solução: