Depósito de Cheques em todos os Canais
A solução Sincronica® ezCheck360, desenvolvida exclusivamente para a captura de cheques, consolidada no mercado há vários anos, disponibiliza recursos, em forma de APIs, SDKs e componentes de software, para a captura de cheques nos diversos canais de atendimento bancário.
Nos canais de autoatendimento, embora as operações de captura de cheques sejam realizadas através de soluções e dispositivos diferentes, conceitualmente seguem um fluxo similar de operação e aprovação, onde a convergência das soluções é determinante para o aproveitamento de esforços de integração da nova solução com os sistemas da IF, tornando possível a implantação dos canais de forma escalonada, conforme a estratégia de negócio.
A implantação da nossa solução Sincronica ezCheck+, em atendimento aos canais de autoatendimento, considerando a necessidade de existência de uma infraestrutura para a sua operacionalização, viabiliza a expansão para outra solução no canal de captura presencial através dos caixas das agências, pois toda a infraestrutura necessária já estaria disponível, restando apenas a implantação do módulo ezCheck-Canoa nos terminais de caixa.
A vantagem do modelo de integração, utilizando a solução da SINCRONICA, é que a IF pode adicionar a operação de captura de cheques totalmente integrada aos canais existentes, com total autonomia para: customizar a sua própria interface, disponibilizar ou não o recurso, definir regras de uso e de acesso, definir índices de confiança para o reconhecimento de dados, enviar comunicações ao usuário e transacionar com os sistemas da IF. Tudo isso, sem se preocupar com a difícil tarefa de captura e manipulação da imagem, nos mais diversos meios e dispositivos, abstraindo o reconhecimento de dados e as tarefas de criptografia e armazenamento seguro.
A arquitetura proposta pela nossa solução visa manter a IF no controle da operação de captura de cheques, garantindo a satisfação e o nível de serviço oferecido aos seus clientes, sem depender de infraestrutura e SLA de terceiros.
1. Mobile:
Neste canal de autoatendimento não presencial, nossa solução disponibiliza um SDK dotado de Inteligência Artificial, que pode ser facilmente integrado pelo APP da IF.
Consideramos que o público-alvo deste canal são os clientes PF e empresas de pequeno porte, com volume reduzido de cheques por transação, sendo que a experiência de uso (UX) e a confiabilidade na operação se configuram como fatores extremamente relevantes para a adesão do produto, tendo em conta a diversidade do público-alvo, dos modelos e configurações de aparelhos smartphone e das versões de sistemas operacionais.
As principais características do ezCheck SDK são:
- Captura de imagens com escâner de cheques com conexão Wi-Fi (compartilhado)
- Captura de imagens a partir da galeria de imagens do smartphone
- Captura de imagens a partir da câmera do smartphone
- Localização automática da imagem
- Captura com inclinação ou em perspectiva
- Correção automática de ângulo ou perspectiva
- Captura sobre superfícies disformes
- Correção automática de iluminação
- Eliminação de sombras
- Verificação de qualidade da imagem (IQA)
- Reconhecimento do CMC7
- Reconhecimento da linha digitável
- Reconhecimento do valor numérico
- Reconhecimento do valor extenso
- Reconhecimento da data de emissão
- Detecção da presença de nominativo
- Detecção da presença de assinatura
- Compatível com Android 5.1 ou superior
- Compatível com iOS 10.0 ou superior
- Pode operar de modo off-line
- Armazenamento temporário local de dados e imagens criptografadas
2. Internet Banking:
Neste canal de autoatendimento não presencial, nossa solução disponibiliza componentes e módulos de software que podem ser facilmente integrados pelo Internet Banking do BANCO, através de nossa API, viabilizando a captura de cheques em lotes. Além disso, nossa API conta com uma camada back-end de Inteligência Artificial que realiza o reconhecimento de dados dos cheques através de consumo automático de nossa Web API.
Consideramos que o público-alvo deste canal são os clientes PJ, titulares ou operadores autorizados, com importante volume de cheques por transação, onde a eficiência, a confiabilidade e a versatilidade da solução se configuram como fatores determinantes para a adesão do produto, tendo em vista a dificuldade em realizar a captura de todos os dados do cheque com velocidade e taxas reduzidas de erro.
As principais características do ezCheck NET são:
- Captura de imagens com escâner de cheques com conexão Wi-Fi (compartilhado)
- Captura de imagens com escâner de cheques com conexão USB
- Captura de imagens com escâner comum com conexão USB
- Captura de imagens a partir de pastas de rede
- Captura em lotes
- Opção para digitação de dados dos cheques (ex. Data Boa)
- Verificação de qualidade da imagem (IQA)
- Leitura magnética do CMC7, quando utilizando escâner de cheques
- Reconhecimento do CMC7, quando não obtido por leitura magnética
- Reconhecimento da linha digitável
- Reconhecimento do valor numérico
- Reconhecimento do valor extenso
- Reconhecimento da data de emissão
- Detecção da presença de nominativo
- Detecção da presença de assinatura
- Compatível com os principais navegadores de Internet (Windows)
- Armazenamento temporário local de dados e imagens criptografadas
3. ChatBot:
Neste canal de autoatendimento não presencial, nossa solução disponibiliza uma camada Web API de Inteligência Artificial que realiza a localização da imagem, aplica ajustes e filtros de aprimoramentos na imagem e executa a validação e o reconhecimento de dados dos cheques. Com este recurso, o BANCO pode disponibilizar em seu ChatBot, uma opção de captura de cheques, onde o engine de ChatBot do BANCO, instruindo o usuário para fotografar o cheque, submete as imagens recebidas à nossa WebAPI e recebe a imagem pronta e todos os dados obtidos pela Inteligência Artificial, assemelhando-se ao canal Mobile, viabilizando a conclusão da transação.
Consideramos que o público-alvo deste canal sejam os clientes PF, com volume reduzido de cheques por transação, onde a facilidade de uso e a velocidade na operação se configuram como fatores relevantes para a adesão do produto, tendo em conta a diversidade do público-alvo, dos modelos e configurações de aparelhos smartphone e das versões de sistemas operacionais.
As principais características do ezCheck Web API são:
- Captura de imagens a partir da galeria de imagens do smartphone
- Captura de imagens a partir da câmera do smartphone
- Localização automática da imagem
- Captura com inclinação ou em perspectiva
- Correção automática de ângulo ou perspectiva
- Captura sobre superfícies disformes
- Correção automática de iluminação
- Eliminação de sombras
- Verificação de qualidade da imagem (IQA)
- Reconhecimento do CMC7
- Reconhecimento da linha digitável
- Reconhecimento do valor numérico
- Reconhecimento do valor extenso
- Reconhecimento da data de emissão
- Detecção da presença de nominativo
- Detecção da presença de assinatura
4. ATM ou Terminal de Depósito:
Neste canal de autoatendimento presencial, nossa solução disponibiliza componentes e módulos de software que podem ser embarcados e facilmente integrados ao sistema de ATM do BANCO, através de nossa API, viabilizando a captura de cheques em terminais de autoatendimento equipados com escâneres de cheques. Além disso, nossa API conta com uma camada back-end de Inteligência Artificial que realiza o reconhecimento de dados dos cheques através de consumo automático de nossa Web API.
Tendo em vista que o público-alvo deste canal são clientes PF/PJ e NÃO clientes, com importante volume de cheques por transação, a eficiência, a confiabilidade e a velocidade da solução se configuram como fatores determinantes para a adesão do produto, tendo em conta a diversidade do público-alvo e a dificuldade em realizar a captura de todos os dados do cheque com velocidade e taxas reduzida de erro.
As principais características do ezCheck-Kanoa são:
- Captura de imagens com escâner de cheques para ATM com conexão USB
- Verificação de qualidade da imagem (IQA)
- Leitura magnética do CMC7
- Reconhecimento do CMC7, quando não obtido por leitura magnética
- Reconhecimento da linha digitável
- Reconhecimento do valor numérico
- Reconhecimento do valor extenso
- Reconhecimento da data de emissão
- Detecção da presença de nominativo
- Detecção da presença de assinatura
- Armazenamento temporário local de dados e imagens criptografadas ➢ Integração via Web API
5. Terminais de Caixa:
O módulo ezCheck-Canoa é uma solução de software não intrusiva que possibilita a substituição do leitor convencional de cheques, utilizado nos caixas de agências bancárias, por um escâner de cheques. A solução ezCheck-Canoa passa a controlar o escâner, realizando a digitalização e extração do CMC7 dos cheques ou o código de barras dos documentos e disponibilizando-os à aplicação do caixa, sem que esta aplicação tenha que ser customizada. Paralelamente, as imagens são armazenadas no banco de dados transitório existente na infraestrutura da IF. A solução também disponibiliza uma API para integração.
Esta solução elimina o retrabalho, com a digitalização de cheques na retaguarda das agências, que passam a ser finalizados pelo próprio operador do caixa, e elimina o BackOffice, pois não existirá a necessidade de indexação manual da imagem. Além disso, todos os documentos contábeis processados nos terminais de caixa podem ser digitalizados e armazenados em sistemas de gestão internos, eliminando a necessidade de armazenamento de documentos físicos.
As principais características do ezCheck-Canoa são:
- Captura de imagens com escâner de cheques com conexão USB
- Verificação de qualidade da imagem (IQA)
- Leitura magnética do CMC7
- Reconhecimento do CMC7, quando não obtido por leitura magnética
- Reconhecimento do Código de Barras
- Compatível com Windows 7 ou superior
- Pode operar de modo off-line
- Armazenamento temporário local de dados e imagens criptografadas
- Integração via Web API
Havendo a necessidade de processamento de envelopes de depósito, existe a possibilidade de utilização do módulo ezCheck.NET, viabilizando o uso de escâneres automáticos de maior velocidade e contando com os serviços do BackOffice, existente na infraestrutura para captura de cheques em canais não presenciais.
A seguir uma ilustração completa da arquitetura da nossa solução para captura de cheques em canais presenciais e de autoatendimento: