JavaScript Dropdown Menu Demo

Custódia de Cheques

Mantendo a tendência de crescimento, no Brasil, os cheques pré-datados respondem por grande volume dos cheques emitidos diariamente. Estes cheques acabam sendo mantidos sob custódia do próprio comerciante ou custodiados com empresas terceirizadas especializadas neste segmento, sendo que, em muitos casos, os cheques sob custódia acabam sendo negociados com bancos, que passam a ser os detentores dos cheques.

A operação de custódia de cheques, realizada pelo comerciante, pela empresa terceirizada ou pelo banco, exige controle rigoroso sobre os valores envolvidos, considerando o controle financeiro dos recebíveis, e sobre as datas para apresentação dos cheques, considerando o cumprimento do contrato verbal entre o emitente e o favorecido. Além disso, outras análises estatísticas como concentração de risco e captação de negócios são ferramentas indispensáveis na gestão eficiente da carteira de cheques sob custódia.

Igualmente importante é a gestão da carteira de custódia "morta", ou seja, custódia de cheques devolvidos que não podem mais ser apresentados para compensação por motivos diversos.

Em todos os casos, a gestão da carteira de custódia é um processo dinâmico com constantes movimentações com as novas entradas, liquidações, exclusões, alterações e consultas, onde a organização física é tão importante quanto a organização lógica dos dados sobre os cheques custodiados.

O SafeCheck é um produto criado para atender a todas estas necessidades. Ele possui interface com máquinas classificadoras de cheques para auxiliar na organização física dos mesmos, oferecendo facilidades como a classificação de cheques por "data boa", a separação de cheques por lista negra e opções de classificações diversas para conferências e agrupamentos. O módulo gestor oferece todas as facilidades e funcionalidades relacionadas com as operações de custódia, incluindo um módulo de acesso via Internet onde é possível realizar diversas consultas detalhadas, estatísticas e gráficas, e requisitar operações. Além disso, o sistema é apto a gerenciar a carteira de custódia de cheques com imagem, facilitando a consulta aos cheques custodiados.

O SafeCheck pode ser alimentado por arquivos, com layout padronizado, de sistemas próprios ou pelos nosso produto "ezCheck+", sendo que o ezCheck+ possibilita a captura com imagem dos cheques pré-datados. Conheça mais sobre a nossa solução para Captura de cheques com imagem para custódia.

Visite as páginas dos produtos e soluções relacionadas ou fale conosco e descubra o que mais podemos fazer por você.

Produtos Relacionados