JavaScript Dropdown Menu Demo

Digitalização na "boca do caixa"

A compensação de cheques por imagem impôs um novo desafio aos bancos: digitalizar todos os cheques destinados à compensação.

Esta seria uma tarefa relativamente simples, se os cheques físicos continuassem a serem transportados às grandes cidades, onde se encontram as centrais de compensação dos bancos. Mas, os bancos concordaram que reter os cheques no ponto de captura seria uma alternativa mais econômica, iniciando-se assim o processo de truncagem de cheques.

Então, a alternativa mais viável, evitando a necessidade de capturar os cheques na "boca do caixa" e digitalizá-los na retaguarda da agência, seria a digitalização no ponto de captura, ou seja, na "boca do caixa".

Obviamente, esta decisão implicaria em grandes mudanças nos "sistemas de caixa" dos bancos, mas a Sincronica inovou e, ampliando as funcionalidades de seu consagrado produto ezCheck, criou um módulo chamado "Canoa".

O "Canoa" é uma solução de software não intrusiva que, ao ser instalada em um terminal de caixa, viabiliza a substituição de um leitor de cheques e código de barras, com comunicação serial ou teclado, por um escâner para cheques, sem que o "sistema de caixa" seja modificado. Desta forma, quando o operador do caixa inserir um documento (com CMC7 ou código de barras) no escâner, o número do documento será transferido para o "sistema de caixa" ao mesmo tempo em que a imagem será transportada para um banco de dados central.

Não obstante, o "Canoa", ao digitalizar um cheque, verifica se a imagem resultante está conforme os requisitos de qualidade (IQA) definidos pela FEBRABAN e armazena a imagem criptografada, garantindo segurança ao processo de compensação. Além disso, tanto o CMC7 como o código de barras de documentos digitalizados são validados.

O sistema ezCheck, instalado na centralizadora, utilizando-se de processos autômatos, executa a importação das imagens e metadados, provenientes das agências, aplicando a assinatura digital em cada imagem e dando prosseguimento à exportação de imagens, para processamento em aplicativo próprio, transmissão das imagens, para processamento em representações, ou geração de arquivo CEL604, com base em arquivo lógico disponibilizado pelo banco.

Visite as páginas dos produtos e soluções relacionadas ou fale conosco e descubra o que mais podemos fazer por você.

Produtos Relacionados